FANDOM


Regras gerais

1 - Construção de palavras: no Cuta as palavras não podem passar de 7 letras, então quando se criar palavras deve se pensar primariamente nisto, fazendo os ajustes necessários para não se passar de 7 letras (preferencialmente criar palavras com 4 ou 5 letras).

2 - Flexibilidade das classes: as únicas classes gramaticais que se flexibilizam é o substantivo e o pronome - mas somente os pronomes do caso reto. O adjetivo, ao contrário do português, não se flexibiliza, é fixo, assim como o verbo não se flexibiliza para a pessoa que o conjuga (regra do esperanto). Numeral também é fixo, não se flexibiliza em gênero e em grau.

3 - Finalização das palavras. Os substantivos devem terminar em vogais (por conta da flexão para aumentativo ou diminutivo que ele pode sofrer, que poderia ficar com 3 consoantes seguidas, o que é proibido). Deve-se também atentar-se ao uso do ao final, pois os verbos que terminem em vogal + i indicam infinitivo. Nas outras classes gramaticais podem terminar em consoante, mas somente com consoantes "autorizadas" (aquelas não usadas em casos específicos para definir alguma função na linguagem) e que fique foneticamente bom.

4 - Aceita-se hiato e ditongo na construção das palavras. Não se aceita tritongo. Deve-se evitar a repetição de vogais e consoantes iguais seguidamente, mas se acontecer, se reduz deixando apenas uma letra. Os verbos no infinitivo sempre serão ditongos ao final (vogal + i) e não existirão verbos no infinitivo terminados em i cuja forma no infinitivo seria i + i.

5 - É aceito no máximo 2 consoantes diferentes seguidas nas palavras, desde que elas tenham boa fonética ao se falar, se ficar algo difícil de ser falado com excessivo movimento labial, lingual e até mesmo traquial, não é permitido. Não é permitido monossílabos de 2 letras apenas com consoantes.

6 - Toda palavra que tem uma significação antônima deve ser precedida a sua antônima com i antes dela, não importa se ela é um adjetivo, advérbio, substantivo ou verbo.

Todos os itens (1)